COM O SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL (SIM), CIMMESF GARANTE QUALIDADE AOS PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL NA REGIÃO

COM O SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL (SIM), CIMMESF GARANTE QUALIDADE AOS PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL  NA REGIÃO
Trabalhos de campo em execução

Saborear algo com a convicção de que aquele produto recebeu o tratamento sanitário adequado para seu consumo é uma tranquilidade que, a partir de agora, os municípios consorciados ao CIMMESF - Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Médio São Francisco passarão a ter.
Esse prazer à mesa dever-se-á a um trabalho que, mesmo que no início, está sendo desenvolvido pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) - CIMMESF, que já conta com uma veterinária como responsável pelos serviços de inspeção em parceria com as secretarias de agricultura e pecuária dos municípios interessados.
O SIM faz a verificação da produção de alimentos de origem animal para se certificar de que os parâmetros sanitários necessários para preservar a sociedade de zoonoses ou qualquer doença que possa ser ocasionada por esses produtos, se elaborados indevidamente, estão sendo respeitados.
Amparado por lei municipal local, que dispõe sobre os procedimentos de inspeção higiênica e sanitária de todos os produtos de origem animal comercializados no município, o trabalho do SIM - CIMMESF está atrelado à secretaria de agricultura de cada município que vai orientar e acompanhar os responsáveis pelos estabelecimentos e produtores que estejam interessados em obter o registro no SIM, um selo criado para indicar se determinado produto possui os atributos necessários para ser comercializado no município e região.
A inspeção e a fiscalização serão realizadas em animais destinados ao abate; carne e derivados; pescado e derivados; ovos e derivados; leite e derivados; e os produtos de abelhas e derivados. O objetivo é garantir mais segurança e tranquilidade na comercialização dos produtos por meio do controle das condições higiênicas, sanitárias, tecnológicas, de produção, manipulação, armazenamento e transporte de produtos de origem animal e seus derivados.

Para saber mais informações sobre o SIM, os interessados podem entrar em contato com a secretaria de agricultura de seu município e/ou visitar o site do CIMMESF: www.cimmesf.mg.gov.br.

#SIMCIMMESF #AgriculturaFamiliar #DesenvolvimentoRegional #SeloSIM