CIMMESF REALIZA REUNIÃO ITINERANTE EM LASSANCE

Senador Carlos Viana garante 600 mil reais para implantação do S.I.M.
CIMMESF REALIZA REUNIÃO ITINERANTE EM LASSANCE
Senador Carlos Viana garante 600 mil reais para implantação do S.I.M.

Atendendo ao convite do Presidente do CIMMESF – Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Médio São Francisco, Prefeito Paulo Elias Rodrigues, o senador mineiro, Carlos Viana (PODEMOS - MG), esteve na última sexta-feira, 19, no município de Lassance participando da reunião itinerante do Consórcio, onde se reuniu com os prefeitos e representantes dos municípios consorciados e outras lideranças políticas regionais.
Na pauta apresentada ao senador se destacaram os pedidos de providências quanto ao ‘recapeamento integral da MGT 496’ - rodovia que liga os município de Corinto à Pirapora, e interliga as Rodovias Federais 135 e 365, sendo um importante elo de acesso às matérias-primas e escoamento da produção diversificada da microrregião - e a solicitação de garantias de recursos financeiros para a ‘implantação do piso salarial da enfermagem’, que têm sido motivo de grande preocupação para os gestores diante da escassez de recursos e garantias, e que, futuramente pode vir a afetar a saúde financeira dos municípios.
Recursos para a implantação do S.I.M (Serviço de Inspeção Municipal), também foi uma reivindicação realizada pelo CIMMESF, trazida ao debate pelo Presidente Paulo Elias. O S.I.M., é dos responsáveis por garantir a segurança alimentar e tem como principal objetivo assegurar a qualidade sanitária dos produtos alimentícios que são produzidos pelos municípios e que chegam até a mesa do consumidor. Ao ser implantado, o S.I.M será administrado por uma parceria entre o CIMMESF e municípios consorciados.
Em resposta à reivindicação relativa ao S.I.M, o senador Carlos Viana destacou ter grande atenção com os consórcios, acreditando serem uma das melhores formas para o desenvolvimento de uma região, e garantiu destinar R$ 600 mil reais em emenda parlamentar para estrutura e custeio do Sistema em sua instalação.
Na oportunidade, os prefeitos trataram também de assuntos como o ‘REURB - Regulação Fundiária Urbana’ e o ‘TRANSPORTA SUS’, que faz parte do Sistema Regional de Transporte em Saúde; a previsão é que o CIMMESF receba 8 novos veículos para o transporte em saúde dos municípios consorciados.
Realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação, a reunião, além do anfitrião Paulo Elias, contou com a presença dos prefeitos, Alex César, Pirapora, Eduardo Monteiro de Abreu, Várzea da Palma, Glebson Júnior, Santa Fé de Minas, Pedro Braga, Buritizeiro, Sandra Fonseca, Ibiaí, Evaldão, Corinto e Célio Santana, Buenópolis.
Na oportunidade, o Senador se reuniu individualmente com cada prefeito para que expusessem as demandas de seus municípios.

O Serviço de Inspeção Municipal controla a qualidade dos produtos de origem animal como carnes, ovos, leite, mel e seus derivados, atuando no campo e na industrialização, bem como vegetais e minimamente processados. O S.I.M certifica através de seu selo aqueles produtos que foram elaborados com a devida qualidade higiênico sanitária e ao mesmo tempo incentiva que os produtores saiam da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural. O futuro serviço oferecerá profissionais habilitados que poderão instruir e orientar os produtores, dando toda a assessoria necessária para que se adequem as normas, estimulando assim o desenvolvimento econômico destas empresas e oferecendo alimentos de qualidade aos consumidores.
A implantação do S.I.M permitirá ao pequeno produtor a comercialização da produção para as prefeituras, escolas supermercados e outras frentes... e ainda, o livre comércio entre os municípios certificados e consorciados, incentivando produtores e tranquilizando aos consumidores quanto à qualidade e procedência dos produtos.
Diga S.I.M. a qualidade!