CIMMESF MARCA PRESENÇA NO 38º CONGRESSO MINEIRO DE MUNICÍPIOS

Participação no Congresso Mineiro é de suma importância para os Municípios

O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Médio São Francisco - CIMMESF marcou presença no “38º Congresso Mineiro de Municípios” e também na 36ª edição da “Feira para o Desenvolvimento dos Municípios”; eventos estes coordenados pela AMM (Associação Mineira de Municípios) em parceria com o Sebrae e outros. Realizado anualmente no EXPOMINAS na capital mineira, o Congresso é o maior evento estadual municipalista do País.
Realizado nos dias 9 e 10 de maio, a abertura do evento foi marcada pelo reforço do papel protagonista dos prefeitos e a valorização da democracia. Neste ano o Congresso teve como tema a “Governança, Sustentabilidade e Inovação na Gestão Pública”.
A comitiva do CIMMESF composta pelo Prefeito Paulo Elias Rodrigues - Lassance, Presidente do Consórcio, Fábio Muniz da Silva, Secretário Executivo e pela Dra. Mônica Zaiser, Assessora Jurídica, participou de diversas reuniões/salas técnicas que trataram de temas referentes às demandas dos gestores e servidores públicos para um melhor atendimento aos anseios dos munícipes - Onde se destacam: Reforma tributária, assistência social, ISSQN, previdência, novas ferramentas de gestão, inteligência artificial, mulheres municipalistas, soluções práticas e inovadoras e previdência dentre outros.
De acordo o Presidente Paulo Elias, a participação no Congresso Mineiro é de suma importância para os Municípios e para o Consórcio por trazer a oportunidade de acesso a informações privilegiadas, formas modernas de gestão de recursos e projetos. “Vários municípios da nossa região estão aqui representados com suas comitivas, e nós enquanto Consórcio estamos presentes buscando ampliar ainda mais o conhecimento e relacionamento da nossa equipe de gestão com os diversos setores aqui representados para que possamos multiplicar e repassar esses conhecimentos para as equipes de trabalho de cada município consorciado”.
“Este ano, o tema veio totalmente de encontro ao que nós do CIMMESF, equipe técnica e prefeitos/diretores queremos e estamos aplicando desde nossa posse para os nossos municípios, que é proporcionar economia e resolução conjunta de problemas comuns entre os consorciados; estar juntos em um evento deste porte encurta os caminhos e nos proporciona experiências extremamente positivas em todos os sentidos”, concluiu o Presidente Paulo Elias.

DESTAQUE

Para o CIMMESF, o destaque na cerimônia de abertura do Congresso foi a aprovação, pelo Governador de Minas em exercício, presidente da Assembleia, Tadeu Martins Leite, do ‘Projeto de Lei Complementar 18/2023’, aprovado pelos deputados mineiros, que permite aos municípios de Minas Gerais o uso de recursos da saúde remanescentes de convênios e acordos firmados com o Estado. Até então, esse dinheiro não poderia ser usado devido a entraves legais. Se sancionada, a nova lei vai permitir que as prefeituras apliquem essas sobras em outros projetos na área da saúde.