CIMMESF É CONTEMPLADO COM VACIMÓVEL PARA O REFORÇO DAS AÇÕES DE IMUNIZAÇÃO

Objetivo do Vacimóvel é agilizar a realização de ações em áreas urbanas e rurais.
CIMMESF É CONTEMPLADO COM VACIMÓVEL PARA O REFORÇO DAS AÇÕES DE IMUNIZAÇÃO

Com o objetivo de agilizar a realização de ações em áreas urbanas e rurais, visando alcançar populações que de outra maneira provavelmente não seriam vacinadas, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está disponibilizando a compra de 253 ‘Vacimóveis’, ações ‘extramuros’ e bonificação para as cidades que atingirem os níveis de proteção recomendados. Serão mais de R$ 265 milhões investidos em vacinação em Minas Gerais.
O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Médio São Francisco - CIMMESF, foi contemplado com R$ 818 mil para a aquisição de dois veículos para atender os municípios de Buritizeiro, Ibiaí, Lassance, Ponto Chique, Santa-Fé de Minas e Várzea da Palma. O município de Pirapora, que também é consorciado, por se enquadrar em outra modalidade do programa receberá R$ 409 mil para a compra de um Vacimóvel.
O Vacimóvel é uma van, só que adaptada para que seja um pequeno centro de vacinação itinerante, equipada com refrigeração, pia para higienização, cadeiras e mesas, além de armários e com toda estrutura adequada para que as equipes de vacinação realizem seu trabalho com eficiência e segurança.
Ao todo, R$ 10,6 milhões serão disponibilizados à macrorregião de saúde Norte para a execução do Projeto Vacimóvel. Os recursos serão investidos por seis municípios e por oito consórcios intermunicipais de saúde na compra de 26 veículos para a vacinação da população, fora das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os recursos serão transferidos aos fundos municipais de saúde e deverão ser executados até 31 de dezembro de 2025.
Os municípios deverão cumprir obrigações como a vacinação em 80% das suas escolas. Serão premiados aqueles que conseguirem reduzir a diferença em relação aos dados atuais, se aproximando gradativamente da meta que é, em média, 95%.
Entre os imunizantes menos aplicados nas crianças de até um ano, em Minas Gerais, destacam-se: rotavírus humano (79,96%), Meningocócica Conj.C (79,97%), pneumocócica (81,15%), Pentavalente e Hepatite B (ambas com 84,97%), poliomielite (85,15%), febre-amarela (88,57%) e BCG (89,88%).
Já nas crianças a partir de um ano, o estado registrou este ano as seguintes taxas:

• Tríplice Viral - D2 (68,06%)
• Meningocócica Conj.C (76,75%)
• DTP (77,65%)
• Poliomielite (78,01%)
• Pneumocócica (82,09%)
• Hepatite A (83,21%)
• Varicela (84,48%)
• Tríplice Viral - D1 (86,85%)

Enquanto as crianças acima de 4 anos apresentam baixa adesão às vacinas DTP (69,03%) e poliomielite (69,12%).